Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Unidade de Acolhimento de Aquidauana é entregue reformada

Publicado em 24/12/2025 Editoria: Inclusão


Prefeitura entrega reforma completa da Unidade de Acolhimento e reforça cuidado, proteção e dignidade às crianças e adolescentes

A Administração Municipal de Aquidauana entregou a tão esperada reforma completa da Unidade de Acolhimento Institucional, espaço destinado ao cuidado e proteção de crianças e adolescentes que, por determinação judicial, precisam de acolhimento institucional temporário.

A obra foi executada com recursos próprios do Município, somando um investimento de R$ 828.337,54, e transformou totalmente o local. Foram realizados serviços de pintura externa e interna, construção de mais de 500 m² de calçadas com acessibilidade, troca completa de pisos e azulejos, substituição de portas e janelas, instalação de guarda-corpos, rampas e melhorias estruturais. A unidade também recebeu reforma elétrica e hidrossanitária, nova lavanderia e garagem, telhado revisado, paisagismo e novos armários, deixando o espaço mais seguro, bonito, funcional e acolhedor.

A solenidade contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, do vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, Drª Angélica de Andrade (promotora), conselheiros tutelares, secretários municipais, servidores e equipe da Assistência Social. A obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Odilon Ribeiro e concluída pela atual administração, seguindo um investimento de responsabilidade e continuidade nas políticas públicas de proteção e garantia de direitos infanto-juvenil.

Emocionada, a promotora de Justiça Drª Angélica de Andrade Arruda, da 2ª Promotoria da Infância e Juventude, destacou a importância do momento: “Também estou um pouco emocionada aqui. A luta de quem trabalha na infância não é fácil e muitas vezes o Poder Público enfrenta limitações. Mas ficamos felizes em ver que o prefeito Mauro e sua administração colocaram esta obra como prioridade. Aqui praticamente foi feita uma reconstrução. Agora temos um lugar mais acolhedor, amplo e confortável para essas crianças e adolescentes, que muitas vezes chegam aqui após violações de direitos e merecem carinho e dignidade”.

O prefeito Mauro do Atlântico reforçou o compromisso social da gestão com a Unidade em funcionamento. “Estamos encerrando as entregas de 2025 com uma obra muito especial. Esse é um investimento que fala de cuidado, dignidade e proteção. Ficamos gratos por entregar essa reforma, feita com recursos próprios, para oferecer acolhimento e conforto às nossas crianças e adolescentes. Agradeço ao ex-prefeito Odilon pela obra iniciada e a todos os servidores que se dedicaram para deixar esse lugar tão bonito. Nossas crianças merecem”, afirmou o prefeito Mauro.

O secretário municipal de Assistência Social, Clériton Alvarenga, destacou o esforço conjunto: “Queríamos muito concluir antes do Natal para que as crianças pudessem voltar para uma casa renovada, acolhedora e cheia de significado. Passamos por desafios, mas graças à união entre Prefeitura e Poder Judiciário conseguimos entregar. Hoje é dia de alegria e sentimento de dever cumprido”.

O vice-prefeito Dr. Murilo Acosta reforçou o papel social da prefeitura e destacou a relevância da obra. “É fundamental e é papel do Poder Público cuidar com responsabilidade dessas crianças que chegam até aqui, garantir seus direitos e proteção e essa entrega hoje é um compromisso assumido em prol deles. Este espaço foi pensado com carinho, cuidado e excelência para essas crianças!”.

A coordenadora da Unidade, Gisele Lima Lopes, falou emocionada sobre o impacto da obra. “Ver as crianças entrando nessa casa totalmente renovada é emocionante. Esse espaço precisa ser aconchegante, seguro e humano. Aqui elas encontram proteção, carinho e oportunidade de recomeçar”, finalizou Gisele, agradecendo em nome da equipe da Unidade, a todos os envolvidos nessa reforma e à Administração Municipal pelo investimento.

A reforma completa da Unidade de Acolhimento é um investimento que reflete o compromisso da Prefeitura com políticas públicas humanizadas, proteção integral e respeito à infância e adolescência, garantindo que cada criança acolhida encontre um lar temporário digno, bem cuidado e preparado para oferecer segurança e afeto.

 



› FONTE: Agecom