Priorizando os interesses da gestão pública do município de Aquidauana, o vereador, presidente da Câmara Municipal Everton Romero, e o prefeito Mauro do Atlântico formou uma comitiva com os vereadores Valter Neves, Genivaldo Montana, Ana Saravy, Fred Frank, Juraci Jesus, Marquinhos Taxista, Nilson Pontim, Reinaldo Kastanha, Renato Bossay e Sargento Cruz para cumprir uma extensa agenda de trabalho na semana passada em Brasília.
Um dos objetivos da pauta, reivindicar junto a Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional emendas parlamentares para garantir investimentos no serviço regular de saúde e principalmente nos hospitais Estácio Muniz e Ruralista.
Essa demanda foi discutida com João Batista, no gabinete da senadora da Republica Soraya Thronicke tendo em vista o fato de que esses estabelecimentos de saúde são responsáveis por grande parte do atendimento de urgência e internações de pacientes da cidade e de municípios vizinhos e o custeio mensal exige cerca de R$ 1 milhão, valor que cobre despesas com pessoal, insumos e manutenção.
Além disso, a prefeitura de Aquidauana precisa garantir o pagamento do 13º salário dos profissionais de saúde, estimado em aproximadamente R$ 1,5 milhão — montante que supera a capacidade orçamentária atual do município.
Diante dessa realidade, o município solicitou apoio da senadora Soraya Thronicke para a destinação de recursos federais ainda neste ano, por meio de emendas parlamentares individuais, de bancada ou de comissão.
A cidade de Aquidauana aguarda, agora, uma resposta das autoridades federais, que poderá determinar a preservação da rede hospitalar local e o suporte aos profissionais que atuam diariamente no atendimento à população.
› FONTE: Ascom CMA