Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

AL MS homenageia profissionais do rádio que são companhias diárias em MS

Publicado em 14/11/2025 Editoria: Política


Profissionais que fazem de suas vozes companhias diárias a inúmeras pessoas foram homenageados na noite desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
 
Por proposição do deputado Lucas de Lima, a Casa de Leis reconheceu a importância do trabalho dos profissionais da radiodifusão, em sessão solene alusiva ao Dia do Radialista, com a entrega da Comenda Antonio Tonanni. A honraria é concedida a profissionais e empresas que se destacam na radiodifusão sul-mato-grossense.
 
O deputado Lucas de Lima, que atua há 39 anos no rádio, ressaltou a importância dos profissionais de rádio e televisão para a comunicação, a democracia e a cultura do país. Segundo o parlamentar, o 7 de novembro, data que celebra o Dia do Radialista, “homenageia aqueles que, com dedicação, talento e compromisso, dão voz à informação, à música, à notícia e ao entretenimento em todo o Brasil”.
 
"Ser radialista é muito mais do que estar diante de um microfone", disse o parlamentar. Ele lembrou que a profissão é regulamentada pela Lei 6.615/1978 e pelo Decreto 9.329/2017, que reconhece 25 funções distintas na área de radiodifusão. O deputado destacou ainda o papel dos profissionais que atuam nos bastidores, “muitas vezes longe dos holofotes, mas com igual importância”.
 
Ao encerrar sua fala, Lucas de Lima reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a valorização da categoria. “Que possamos continuar apoiando políticas públicas e iniciativas que garantam dignidade, valorização profissional e respeito a todos que fazem rádio e televisão em nosso Estado”, concluiu.
 
Além do deputado Lucas de Lima, compuseram a mesa de autoridades o deputado Neno Razuk (PL); o empresário Enrico Carlos Rodrigues Feitosa, diretor do jornal A Crítica e do Grupo Feitosa de Comunicação; Nelson Feitosa, diretor da Rede JFM; e Patrícia de Barros Zárates, diretora de imagem da TV Imaculada e representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão, Televisão, Publicidade e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintercom/MS).
 
Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre a história da radiodifusão em Mato Grosso do Sul, ressaltando o papel fundamental desses profissionais na construção da identidade cultural e informativa do Estado.
 
Homenagem ao “Cowboy do Rádio”
 
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem póstuma ao comunicador Miltinho Viana, conhecido como “Cowboy do Rádio”. O vídeo em sua memória relembrou sua trajetória marcante e sua contribuição à comunicação regional. Miltinho Viana faleceu aos 63 anos, no dia 4 de novembro do ano passado, em decorrência de câncer no pâncreas.
 
Muito emocionada, Maria Margarida Viana, esposa do Miltinho, transformou seus sentimentos em lágrimas. Ela recebeu, das mãos do deputado Lucas de Lima, uma placa da ALEMS. Na placa, havia os dizeres: "Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as palavras usadas neste momento, nunca serão suficientes para representar o nosso agradecimento e nossa admiração pela pessoa e pelo profissional que você representou". Maria Margarida também recebeu flores, entregues por Vanessa Moreira de Araújo, esposa do deputado.
 
Noite especial
 
Em nome dos homenageados, Patrícia Zárates destacou a importância dos profissionais que "dão voz e alma à comunicação no Estado". “Esta é uma noite muito especial. Celebramos o Dia do Radialista, comemorado em 7 de novembro, uma data que simboliza a força, a história e a dedicação de milhares de profissionais que diariamente informam, entretêm e fazem companhia a milhões de brasileiros”, afirmou.
 
Patrícia agradeceu o reconhecimento em nosso dos homenageados 
 
Patrícia agradeceu a sensibilidade do deputado Lucas de Lima, proponente da solenidade, ressaltando a relevância da homenagem. “É muito significativo que um parlamentar que conhece de dentro a realidade das emissoras e o valor da nossa profissão tenha proposto uma celebração que valoriza quem faz a comunicação chegar até a casa de cada cidadão”, completou.
 
Encerrando a solenidade, o deputado Lucas de Lima convidou o público a visitar a exposição de peças históricas do Museu de Rádio e TV, instalada no saguão da ALEMS.
 
Comenda
 
Criada pela Resolução 103/2019, por proposição do então deputado Marçal Filho, a Comenda Antonio Tonanni reconhece profissionais e empresas que contribuem para o fortalecimento da radiodifusão em Mato Grosso do Sul. Antônio Tonanni, que dá nome à honraria, faleceu aos 86 anos, em novembro de 2007. Foi empresário, radialista e fundador da Rádio Grande FM de Dourados.
 
Serviço
 
Veja a relação dos homenageados e confira, no vídeo abaixo, o evento na íntegra: 
 
Indicados pelo deputado Lucas de Lima
 
Adão Matias da Silva
 
Antônio Fernandes Dos Santos
 
Antonio José Ueno
 
Fábia Siqueira
 
Fabio Franco
 
Jandira Ferreira Batistoti
 
João Batista Pego Santos
 
Luis Antônio Pires Cezar
 
Miltinho Viana (In Memorian), representado por sua esposa Maria Margarida Viana
 
Rodrigo Nascimento
 
Ronaldo Balla
 
Washington Jefferson de Castro
 
Indicado do deputado Renato Câmara
 
Flávio Lopes Lemes
 
Indicado pelo deputado Antonio Vaz
 
Silvio Batista Dias
 
Indicado pelo deputado Caravina
 
Enrico Carlos Rodrigues Feitosa
 
Indicado pelo deputado Neno Razuk
 
Francisco Almeida Teles – Chiquinho Telles
 
Indicado pelo deputado Paulo Duarte
 
Jonas Luna de Lima
 
Indicado pelo deputado Roberto Hashioka
 
Edson Aparecido de Souza
 
Indicado pelo deputado Gerson Claro
 
Alcides Celestino Pinheiro
 
Indicada pela deputada Gleice Jane
 
Isabelly Melo
 
Indicado pelo deputado Junior Mochi
 
Antonio Carlos Diniz José (Toni)
 
Indicado pela deputada Lia Nogueira
 
José Antonio Coca do Nascimento
 
Indicada pela deputada Mara Caseiro
 
Reinaldo Kastanha
 
Indicado pelo deputado Paulo Corrêa
 
Pedro Francisco Claro
 
Indicado pelo deputado Pedro Kemp
 
Marcelo Ortiz
 
Indicado pelo deputado Professor Rinaldo Modesto
 
Najaro Vitalino Machado
 
 


› FONTE: Portal AL MS