Aecopaxi alinha apoio às comemorações do aniversário do Distrito de Camisão
Publicado em 28/10/2026
Editoria: Arte e Cultura
Na manhã dessa quarta-feira (29), o prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, recebeu, em seu gabinete, representantes da Associação Regional dos Empreendimentos Turísticos Paxixi (Aecopaxi) para conhecer a programação comemorativa dos 68 anos do Distrito de Camisão e alinhar o apoio institucional do município às atividades previstas para a celebração.
Participaram do encontro a vereadora Ana Saravy, a presidente da Aecopaxi, Mirian Coura, a tesoureira da associação, Sandra Costa, e os secretários municipais Pepeu Fialho, de Cultura e Turismo e Anderson Meireles, chefe de gabinete.
As festividades terão início no dia 20 de novembro, data do aniversário do distrito, e seguirão até o dia 22, com atividades cívicas, esportivas, culturais e de valorização dos saberes locais.
No dia 20 de novembro, a programação começa às 8 horas, com o desfile cívico, militar e escolar. Às 14 horas, será realizada a regata Descanso das Águas, no Rio Aquidauana.
No sábado, 21 de novembro, as atividades terão início às 8 horas, com o torneio de dominó da melhor idade. Às 13 horas, será realizado o workshop “Tecendo Saberes na Rota Serra e Charme Paxixi”, com atividade de artesanato em fibra de bananeira e participação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundetur) e da Aecopaxi.
O encerramento será no domingo, 22 de novembro, com o torneio de futebol entre amigos, às 8 horas, e o torneio de futsal estudantil, às 13 horas.
Durante a reunião, a vereadora Ana Saravy e os representantes da Aecopaxi também solicitaram ao município a disponibilização de uma área pública, por meio de cessão de uso, para a futura construção da sede da associação.
Diante da solicitação, o prefeito Mauro do Atlântico pediu o empenho do setor de Regularização Fundiária do município para verificar a disponibilidade de uma área que possa atender à demanda apresentada.
O encontro também resultou no alinhamento do apoio institucional da Prefeitura de Aquidauana às atividades comemorativas dos 68 anos do Distrito de Camisão, reforçando a articulação entre o poder público e as entidades locais para a realização da programação.
› FONTE: Agecom