De acordo com o Ministério da Saúde, os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres, entre as causas de morte prematura deles estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos.
Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que em Aquidauana é trabalhada nas ESF&39;s com atendimentos direcionados aos homens que buscam por consultas e tratamentos.
Um dos principais objetivos desse programa de atendimentos da "Saúde do Homem" é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido, no último dia 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em parceria com a FEMA, realizou um torneio de futebol para os homens, com idade acima de 25 anos.
Antes e depois dos jogos, todos os homens receberam informações sobre a importância da atividade física, passaram pela aferição de pressão arterial e avaliação odontológica.
Conforme dados da SESAU, participaram da ação cerca de 76 homens, sendo que desse total 33% apresentaram hipertensão arterial e foram orientados a se consultarem com o médico.