TRE autoriza revisão do eleitorado em 3 municípios de Mato Grosso do Sul
Publicado em 17/09/2019
Editoria: Política
Bataguassu, Rio Verde e Chapadão do Sul tiveram datas para início e fim dos trabalhos definida pela Corregedoria Eleitoral
Provimento publicado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) autoriza a realização dos procedimentos de revisão do eleitorado e cadastramento biométrico em três municípios. As regras foram publicadas em diário oficial e preveem o início da atualização dos dados em Bataguassu (6ª Zona Eleitoral), Rio Verde de Mato Grosso (21ª Zona Eleitoral) e Chapadão do Sul (48ª) em outubro, com término no mês seguinte.
Conforme o calendário da Justiça Eleitoral, a coleta de dados em Bataguassu começará em 1º de outubro, estendendo-se até o dia 11 de novembro. Em Rio Verde, estes trabalhos vão de 7 de outubro a 14 de novembro; e em Chapadão de 14 de outubro a 21 de novembro.
Regras como o local exato para coleta das informações, inclusive da biometria, serão deliberadas pelos juízes eleitorais responsáveis pelas zonas eleitorais, seguindo as orientações da Corregedoria Regional Eleitoral e com antecedência mínima de cinco dias da abertura do processo.
A revisão do eleitorado e inclusão de informações em sistema biométrico (com coleta de digitais) é obrigatória a todos os eleitores inscritos, sob pena de anulação da inscrição na Justiça Eleitoral –suspendendo o título de eleitor, o que, por consequência, gera impedimentos como recebimento de benefícios sociais, obtenção de passaporte ou posse em concurso público, entre outras.
A revisão do eleitorado e cadastramento biométrico devem atingir cerca de 1,5 milhão de sul-mato-grossenses até 2020, conforme previsões da Justiça Eleitoral. O processo atualizará os registros do TRE e cartórios eleitorais sobre o número de votantes por município.
› FONTE: Campo Grande News