Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vereadores levam reclamações de Aquidauana sobre aumento da tarifa de energia

Publicado em 21/02/2019 Editoria: Política


Os vereadores de Aquidauana Anderson Meireles, (PSB), Edinho Grance (DEM,) prof. Gabriel - Bié (PSD), Agnaldo da Saúde (PDT), Cláudio Alviço (Patriota), Lenilda Damasceno (PDT) e Pastor Marcelo (Patriota) participaram ontem (20.2) de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande oportunidade em que levaram as reivindicações da população do município acerca do aumento abusivo da tarifa de energia elétrica.
 
A reunião na Casa de Leis da capital foi convocada pelo vereador Valdir Gomes (PP) e teve a presença de parlamentares de 54 municípios de Mato Grosso do Sul. Vereadores destacam que o aumento expressivo da tarifa não é pontual e que, conversando com outros vereadores presentes na audiência, constata-se que a situação é semelhante em todo o estado. “É um problema generalizado, no Estado inteiro. Em Aquidauana temos vários exemplos do abuso na forma que está cobrado a tarifa por parte da Energisa”, disse o vereador Cláudio Alviço em entrevista ao site MS em Dia.
 
No dia 31 de janeiro os vereadores de Aquidauana realizaram uma reunião, após denúncia da comunidade sobre cobranças incorretas na tarifa de energia elétrica. Os consumidores  tem buscado o apoio dos vereadores, pois, estão inconformados  com o aumento significativo da conta de energia nos últimos dois meses.
 
A energia segundo os vereadores não é uma questão de luxo, é questão de necessidade e esse aumento afeta diretamente principalmente os mais humildes, pessoas que não tem condição financeira para quitar a conta e terão a energia cortada.
 
De acordo com o vereador de Campo Grande, Valdir Gomes em entrevista ao Campo Grande News a Comissão Permanente de Defesa do Consumir vai analisar a questão pois a comunidade precisa de respostas. Os vereadores querem debater ainda como será a efetividade do grupo, se apenas em forma de acompanhamento ou se abre uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
 
A decisão foi comemorada por representantes, na maioria vereadores, de pelo menos 54 municípios do Estado, presentes na audiência. Ainda ao Campo Grande News o vereador de Paranhos Nilson Marques disse que os valores cobrados são abusivos. Gente que costumava pagar R$ 110 recebeu fatura de R$ 200, praticamente dobrou o valor.
 
Durante a audiência, o diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, apresentou novamente as justificativas para o aumento verificado pelos clientes. “Não houve aumento tarifário, mas no consumo”, disse.
 
O motivo, como foi explanado em outras audiências já realizadas, seria decorrente das altas temperaturas registradas, que ultrapassam a média dos 35ºC.
 


› FONTE: Ascom CMA