Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com a chegada de novas doses, Saúde de Aquidauana retoma vacinação

Publicado em 03/05/2021 Editoria: Saúde


Nesta segunda-feira, 03, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) novas 1.695 doses de vacina contra Covid-19, sendo 1.605 de Astrazeneca que já vieram designadas pela SES-MS para atender os novos públicos-alvo e 90 doses de Coronavac, que serão utilizadas para realização da 2ª dose. 
 
As poucas doses de Coronavac serão aplicadas de acordo com vencimento do prazo de aplicação da primeira dose, pois são insuficientes para vacinar todos que estão em atraso.  
 
Diante disso, a SESAU entrará em contato para realizar o agendamento dessas segundas doses, respeitando os prazos. 
 
Para a realização da 1ª dose, a vacinação será estendida aos indivíduos com comorbidades a partir de 55 anos mediante a laudo médico original e atualizado.  Esse público deverá procurar a ESF mais próxima da sua casa para realizar o agendamento. 
 
Atualmente, em Aquidauana, estão sendo vacinados os seguintes grupos: 
 
Idosos maiores de 60 anos; 
Indivíduos com comorbidades a partir de 55 anos; 
Gestantes a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional; 
Puérperas a partir de 18 anos até 45 dias após o parto; 
Pessoas maiores de 18 anos com obesidade, com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior que 40; 
Trabalhadores da Educação de instituições públicas e privadas (ensino básico creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e ensino superior) com idade entre 55 a 59 anos;
Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, com idade entre 55 a 59 anos.
Portadores de deficiências permanentes, a partir de 18 anos.
 

GRUPO DA EDUCAÇÃO E LIMPEZA URBANA -  Os cidadãos desse grupo serão agendados e vacinados seguindo as informações encaminhadas pelas suas instituições de trabalho à SESAU. Compõem esse público para ser vacinado nesta etapa: I – Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), com idade entre 55 a 59 anos; II - Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, com idade entre 55 a 59 anos. 

GRUPO DAS GESTANTES, PUÉRPERAS, IDOSOS, TRANSPORTE E IMC -  Os cidadãos desse grupo deverão procurar sua ESFs, mais próxima da sua casa, para realizar o agendamento e ser vacinado. Compõem esse grupo: I- Idosos de 60 anos ou mais; II - Idosos acima de 59 anos com comorbidades (com laudo médico original e atualizado); III - Gestantes a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional (com laudo médico original e atualizado); IV - Puérperas a partir de 18 anos até 45 dias após o parto (com laudo médico original e atualizado); V - Pessoas maiores de 18 anos com obesidade, com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior que 40 (com laudo médico original e atualizado); VI - Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros, desde que tenham entre 55 a 59 anos de idade (mediante a CNH D e Carteira de trabalho assinada).

GRUPO DAS DEFICIÊNCIAS – Os cidadãos portadores de deficiências deverão procurar sua ESFs, mais próxima da sua casa, com o laudo médico atualizado e solicitar o agendamento. Os alunos da Associação Pestalozzi serão vacinados na própria instituição. Compõem esse grupo e poderão ser imunizados contra a Covid-19: I - Pessoas acima de 18 anos, portadores de deficiências (com laudo médico original e atualizado); II - indivíduos acima de 18 anos, portadores de Síndrome de Down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, obesidade mórbida e as com deficiências permanentes que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar ou com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.. (conforme orienta a Resolução Nº 77/CIB/SES). 



› FONTE: Agecom