Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Equipe do CREAS realiza palestra sobre gravidez na Rede de Ensino de Anastácio

Publicado em 04/04/2019 Editoria: Saúde


Com o objetivo em disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução das incidências da gravidez na adolescência, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Anastácio, através do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira, 01 de abril, um diálogo com os adolescentes da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. O cuidado ao adolescente é primordial, por ser esta uma fase de transição da vida do ser humano.
 
A palestra que será estendida a outras Escolas, foi organizada no intuito de orientar os adolescentes sobre a gravidez precoce e a sexualidade. O município tem intensificado esse tipo de trabalho através do CREAS e do CRAS, para que desde cedo as crianças e os adolescentes entendam a importância do planejamento familiar. Surgem muitas dúvidas nesta fase e por isso, a importância de orientá-los sobre os cuidados para evitarem uma gravidez indesejada e não serem contagiados por doenças sexualmente transmissíveis.
 
A preocupação das equipes técnicas é que o assunto se tornou um problema social e afeta diretamente na vida escolar, pois muitas meninas desistem de estudar para cuidarem dos filhos, por isso a importância de debater sobre o tema e orientar os adolescentes sobre planejamento familiar e claro, a viverem cada fase da vida com responsabilidade. As orientações também foram dadas rigorosamente aos meninos. É válido destacar que, muitos métodos contraceptivos são disponibilizados gratuitamente nos postos de saúde.
 
Com essa abordagem, a ideia é que os alunos sejam multiplicadores desse tema que faz com que muitos adolescentes, adiem seus sonhos e projetos para outro momento da sua vida. Os estudantes foram convidados a formar um grupo de apoio para serem multiplicadores desse tema. De acordo com relatório da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a taxa mundial de gravidez adolescente, é estimada em 46 nascimentos para cada mil adolescentes e jovens mulheres entre 15 e 19 anos. No Brasil, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos.