Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Centro de Controle de Zoonoses atende animal abandonado em rua de Anastácio

Publicado em 08/04/2019 Editoria: Saúde


No mês de prevenção da crueldade contra animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Anastácio se deparou com uma situação triste e revoltante: um cidadão simplesmente largou um cavalo para morrer à própria sorte, na noite de sexta-feira, 05 de abril. O animal estava agonizando e sem forças.
 
Vale ressaltar o trabalho da equipe da Radiopatrulha da Polícia Militar do município, que ao receber o pedido de socorro dos moradores, de imediato, mesmo sendo fora do horário de expediente da Secretaria Municipal de Saúde, localizou o coordenador da Vigilância Sanitária, que prontamente acionou a equipe do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses.
 
A veterinária e equipe foram até o local e ela examinou o animal, mas infelizmente não tinha o que fazer, o dono deixou o cavalo adoecer e simplesmente o abandonou morrendo. O que ela pôde fazer, foi aliviar o sofrimento, procedendo com a eutanásia, já que ele estava agonizando.
 
Um boletim de ocorrência será registrado na Delegacia de Polícia Civil, para que o caso seja investigado e o dono responsabilizado, e irá responder por maus-tratos. Atualmente a punição é de três meses a um ano.
 
Essa penalidade está na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998), que também impõe o pagamento de multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, ainda que por negligência.
 
Alerta
 
É importante que a população tenha ciência sobre a posse responsável de qualquer animal doméstico, condição na qual o tutor tem por obrigação prover os alimentos, abrigo e a manutenção da saúde e bem estar do animal durante toda a vida.
 
Entre as inúmeras atribuições do CCZ do município, no que se refere a esses animais, o Centro só poderá receber animais quando houver o diagnóstico de zoonoses para a observação.
 
Caso a zoonose seja descartada, o animal deverá ser devolvido ao proprietário. As instalações de canil e gatil do CCZ são adequadas para a Vigilância e Controle de Zoonoses de relevância para a saúde pública, jamais devem ser confundidas com abrigos de animais.


› FONTE: Assessoria