Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SEMED de Aquidauana inicia ano letivo 2022 com Jornada Pedagógica

Publicado em 19/02/2022 Editoria: Educação


 
A Secretaria Municipal de Educação de Aquidauana durante toda esta semana, realizou a Jornada Pedagógica da Educação para o ano letivo de 2022, com caráter formativo, acolhedor e reflexivo. 
 
A capacitação envolve todos os profissionais da educação em movimento formativo simultâneo, com foco na implementação do “Currículo da Cidade”, que são orientações curriculares para o Ensino na Rede Municipal de Aquidauana, sendo o documento que orienta a educação municipal.
 
O Currículo da REME está sendo elaborado baseado na BNCC (Base Nacional Comum curricular) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, documentos esses, essenciais que também foram discutidos com os educadores da REME.
 
Para a equipe gestora da SEMED, a Jornada Pedagógica é uma ação voltada diretamente aos educadores e gestores das unidades educacionais, com foco no aprofundamento das reflexões a respeito do Currículo da Cidade e ao compartilhamento de saberes entre os educadores, visando à materialização deste enquanto norteador das práticas docentes na REME.
 
A Jornada Pedagógica busca ainda focar em momentos de criação e construção coletiva de ideias e projetos, valorizar as práticas da Rede Municipal e iniciar o debate sobre temas importantes que serão aprofundados no decorrer de 2022.
 
“Fazemos uma acolhida aos nossos educadores e gestores das unidades escolares, promovemos um encontro para que todos se conheçam, se familiarizem com suas equipes e possam compartilhar ideias, sugestões e sonhos para nossa REME. Agradeço a participação de todos os profissionais de educação da nossa rede municipal na Jornada Pedagógica. Um momento de preparação, de comunhão e de energia positiva para começarmos 2022 com nossas escolas cheias de vida, alegria e conhecimento esperando por nossos alunos”, finalizou a secretária municipal de Educação, Profª Wilsandra Béda, que esteve presente acompanhando a Jornada Pedagógica, que aconteceu na Escola Municipal Erso Gomes.
 
A Jornada Pedagógica da Rede Municipal, também contou com a participaram da equipe pedagógica da CRE 1/SED-MS, com a participação das professoras formadoras da CRE, que estiveram falando sobre a elaboração do Currículo de Referência.
 
Os militares do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, também participaram da Jornada Pedagógica ministrando as instruções de noções de primeiros socorros aos professores da REME.
 
E, por fim, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022, a equipe da Secretaria Municipal de Meio ambiente (SEMA) participou da Jornada Pedagógica apresentando aos professores as atividades de educação ambiental oferecidas pela SEMA e, também, diversas estratégias para abordar o tema "meio ambiente", de maneira mais lúdica e transdisciplinar com os alunos.
 


› FONTE: Agecom