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Ônibus Lilás encerra atendimentos em Aquidauana com mais de 240 mulheres beneficiadas

Publicado em 13/06/2025 Editoria: Cidade


A ação itinerante do Ônibus Lilás foi encerrada ontem, quinta-feira, 12, em Aquidauana, após três dias de atendimentos gratuitos e intersetoriais voltados às mulheres do município. Ao todo, mais de 240 atendimentos foram realizados.

Na terça-feira, 10, o Ônibus Lilás esteve na Aldeia Bananal, atendendo mulheres das aldeias indígenas da região do Distrito de Taunay. Já na quarta-feira, 11, os atendimentos aconteceram na ESF Trindade, onde foram contempladas as Aldeias Tico Lipu e Txané.

Já na quinta-feira, 12, a ação foi finalizada na Aldeia Limão Verde, consolidando o compromisso da iniciativa com o atendimento descentralizado e inclusivo. A ação foi realizada na E.M. Indígena Polo Lutuma Dias, e contou com a presença do vereador Fred Frank, do vice-cacique – Ivanilson Machado Peixoto, do presidente do Conselho Indígena – Valter Nass e da supervisora de Políticas Públicas para Mulheres – Josilene Rosa.

A ação teve como principal objetivo oferecer atendimento intersetorial de forma itinerante às mulheres urbanas, rurais, indígenas, quilombolas, transexuais e de outras comunidades vulneráveis. A unidade móvel, do Governo do Estado via Secretaria de Estado da Cidadania contou com a parceria com a Prefeitura de Aquidauana.

"Com essa ação conseguimos oferecer atendimentos de saúde, assistência jurídica, apoio social e orientações fundamentais, promovendo cidadania e dignidade. A presença da Defensoria Pública, do CRAM e de tantas outras equipes comprometidas mostra que políticas públicas bem executadas têm o poder de transformar realidades. Seguiremos trabalhando para ampliar essas iniciativas e garantir que os direitos cheguem a quem mais precisa”, afirmou a supervisora de Políticas Públicas para Mulheres – Josilene Rodrigues Rosa.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços à população, incluindo atendimentos médicos, avaliação odontológica, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e coleta de exame preventivo. Também foram disponibilizadas orientações sobre violência doméstica, documentação civil, programas sociais e outros temas relevantes.

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul esteve presente, prestando atendimentos jurídicos e auxiliando na regularização de documentos. O CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) participou da iniciativa oferecendo acolhimento e suporte às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Além disso, a ação contou com orientações sobre o Programa de Dignidade Menstrual, atendimentos específicos para a população LGBTQIA+ e serviços de atualização do Cadastro Único, essencial para o acesso ao Bolsa Família.

A ação contou com o apoio de diversas instituições e órgãos parceiros, entre eles: Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Administração, CRAM, Coordenadoria da Mulher, PROMUSE, SESAI, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Defensoria Pública Estadual, FUNAI, Universidade Federal de MS e a Polícia Militar.

 



› FONTE: AGECOM