Ontem, 09, Aquidauana recebeu um treinamento de preparação e resposta para desastres naturais, com foco em chuvas intensas, no auditório da SEMED.
A atividade teve como objetivo aprimorar a capacidade de resposta a emergências de saúde pública causadas por desastres naturais.
O treinamento é uma iniciativa do programa VIGIDESASTRE, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Defesa Civil Estadual.
O VIGIDESASTRE é um programa voltado à prevenção e mitigação de danos causados por desastres, e busca fortalecer ações de preparação e resposta frente a situações de risco à saúde pública.
A capacitação foi ministrada por especialistas do programa, entre eles Paula Cannazzaro, gerente do VIGIDESASTRE; Jacqueline Romero, responsável pela Gerência Técnica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar; Gabriela Conzolino, gerente do programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA); e Sandoval Júnior, agente da Defesa Civil Estadual.
Eles abordaram temas essenciais, como o planejamento e a articulação entre os órgãos envolvidos, os riscos à saúde pública durante e após desastres naturais, além do monitoramento da qualidade da água em situações de emergência.
A atividade também incluiu um simulado de mesa, que envolveu profissionais dos municípios de Aquidauana, Anastácio e Miranda, com a participação de representantes da Cruz Vermelha, assistentes sociais, além de agentes da Defesa Civil e Vigilância Sanitária de Aquidauana e Anastácio.
Com a realização do treinamento e do simulado, os municípios da região estão agora mais preparados para atuar diante de eventos climáticos extremos, contribuindo para a proteção da saúde pública e a segurança da população em momentos de crise.
› FONTE: AGECOM