A Praça da Matriz foi palco, no último dia 07 de novembro, de mais uma tradicional Feira de Arte e Cultura de Aquidauana – “Aqui é Sustentável”, que chegou à sua 16ª edição, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura local, da identidade pantaneira e do fortalecimento da economia criativa.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem apoio das demais secretarias municipais, tradicionalmente nas primeiras sextas-feiras de cada mês, a feira tem como propósito proporcionar à comunidade aquidauanense momentos de convivência, lazer, arte e gastronomia, reunindo artesãos locais que expõem trabalhos representativos da criatividade e da força cultural do município. A gastronomia regional também é destaque, valorizando os sabores típicos que traduzem a identidade pantaneira.
Esteve prestigiando na feira o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, que falou da variedade que a feira tem em produtos. “Os nossos feirantes estão de parabéns pela variedade de produtos à disposição do público. É uma das feiras que mais temos opções de produtos artesanais”, completou o secretário.
ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA - Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a edição de novembro trouxe uma programação especial que exaltou a ancestralidade, resistência e identidade afro-brasileira. O público prestigiou uma belíssima roda de capoeira, realizada pela Associação de Capoeira Cordão de Ouro de Aquidauana/MS, sob orientação do professor Valter (Modelo).
Outro destaque foi a exposição e desfile da marca Natasha Constantino – Moda Africana, realizados no Espaço Vania Pereira. A artista e empreendedora trans Natasha Constantino, apresentou peças que unem ancestralidade africana e referências pantaneiras, traduzindo identidade, representatividade e beleza cultural.
PARCERIAS E INICIATIVAS - A feira também recebeu o Projeto Mutirão de Gestão, desenvolvido pelo curso de Administração da UFMS, que ofereceu orientações gratuitas sobre finanças, marketing digital e formalização do MEI, fortalecendo o empreendedorismo local.
Por ser uma feira independente, o evento está aberto à colaboração de patrocinadores e parceiros que desejem fortalecer a cultura e o desenvolvimento local. Empresas apoiadoras têm suas marcas divulgadas durante as edições, reforçando o compromisso coletivo com o crescimento sustentável da cidade.
Confira a galeria de fotos: https://aquidauana.ms.gov.br/galeria/601/feira-de-arte-e-cultura
› FONTE: AGECOM