Começou ontem, 10, a ação itinerante de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Aquidauana. Durante todo esse dia as casas das Vilas Popular, Princesa do Sul e Quarenta recebem agentes de controle de vetores e a equipe da Obras para um mutirão de visitas domiciliares, de conscientização e limpeza, visando eliminar focos e criadouros do mosquito.
Abrindo os trabalhos da ação, o prefeito Odilon Ribeiro reuniu-se com a equipe, desejou boa sorte e pediu para que a comunidade possa receber os agentes nas casas e ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
"Nem sempre as pessoas dão valor à uma ação como essa. Tem moradores que não deixam os agentes entrarem. Mas, quando alguém da família pega dengue, dai se lembram dos agentes e de limpar o quintal e eliminar os criadouros do mosquito. Vamos trabalhar, vamos combater esse mosquito e evitar uma epidemia na nossa cidade, mas pra isso a população, também, precisa abraçar essa causa e intensificar a limpeza dos quintais e terrenos", pontuo o prefeito.
Inicialmente, os bairros que serão visitados são os que tiveram maior infestação conforme o Lira. "Esta ação tem o objetivo de reduzir o número de infestação do vetor Aedes. Toda a nossa equipe está preparada para esse trabalho e junto com os parceiros vamos fazer o nosso melhor pra combeter o Aedes", completou Sebastião Marques, coordenador da equipe de controle de vetores.
"Estamos de olho nos boletins epidemiológicos, Aquidauana está na iminência de ter casos de dengue tipo II. Precisamos conscientizar a população para manter os quintais e terrenos limpos, só a prefeitura fazer não basta, precisamos nos dar as mãos, prefeitura e moradores, para combater esse mosquito", frisou a secretária Cláudia Franco.
Na oportunidade, o prefeito Odilon disse que a Administração Municipal está trabalhando para colocar em prática a fiscalização e notificação dos terrenos baldios conforme regimental a legislação municipal e que a população tem pedido com frequência pela execução dessa medida.
Na semana passada, a Coordenadoria de Controle de Vetores de Aquidauana recebeu 100 litros de inseticida malation e uma equipe está trabalhando na dedetização em locais com casos notificados. Conforme informou o prefeito Odilon, ele irá solicitar ao Governo do Estado mais inseticida para conseguir atender melhor a cidade, fazendo uma cobertura ampla de dedetização, pois a demanda é grande.
Também estiveram na abertura da ação os vereadores Anderson Meireles, Gabriel Silvério e Aguinaldo da Silva, além de secretários municipais e policiais militares que ajudaram na blitz educativa.
A ação de combate é uma iniciativa da Coordenadoria de Vetores da SESAU e tem o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, 9° Batalhão de Engenharia e Combate &39;Carlos Camisão&39;, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ambiental.
Confira a programação:
A ação de combate ao Aedes começara com mutirão de eliminação dos criadouros, visita às casas e panfletagem informativa nos bairros:
FEVEREIRO - Hoje e amanhã, 11 e 12/02 - ação acontece no bairro Guanandy; 13/02 - Trindade; 17/02 - Paraíso; 18 e 19/02 - Santa Terezinha; 20 e 21/02 - bairro Alto; 27 e 28/02 - Nova Aquidauana.
MARÇO - 09/03 - Centro; 10 e 11/03 - Serraria; 12/03 - São Cristóvão; 16 e 17/03 - São Pedro; 18/03 - Jardim Aeroporto; 19/03 - Pinheiro; 23 e 24/03 - Cidade Nova; 25/03 - Dona Nenê.
› FONTE: Agecom